AG2C

Carta de Intenções - AGRUPAMENTO II- C

Com nossos pezinhos descalços descobrimos o mundo das águas...

Equipe:


           Temos nesse ano no Agrupamento II-C 26 crianças, sendo 7 meninas e 19 meninos, com idades entre 2anos e 3 anos e meio, 10 ainda usam fraldas.
            Observamos nestes primeiros dias de aula com nossa turma, que algumas crianças choravam e necessitaram de uma atenção diferenciada na hora de sua chegada, mas com o decorrer das atividades conseguimos acolhê-los adequadamente.
            Como temos o objetivo de trabalhar a independência e autonomia de nossas crianças, estamos ensinando e auxiliando aqueles que necessitam, retirar seus cadernos de recados e o copo plástico da mochila logo na entrada, colocando-os nos devidos lugares, assim criando o hábito de realizar pequenas tarefas do cotidiano.
            Durante os horários de alimentação (café da manhã e almoço), observamos que algumas crianças são um pouco resistentes para se alimentarem, principalmente no almoço, diante disso vamos dar continuidade com o trabalho realizado com a cesta de alimentos, mostrando à elas o que termos no almoço, conversando e estimulando que provem todos os alimentos oferecidos, pelo menos para conhecê-los e ampliar os hábitos alimentares e também trabalharemos com culinária, com o mesmo objetivo.
            Observamos também as relações e interações entre pares, verificando que as crianças se reconhecem e fazem parcerias durante a partilha de brinquedos e organização, nesta parte algumas crianças estão um pouco resistentes mas estamos incentivando de diferentes maneiras a participação de todas, tanto na organização dos brinquedos da sala de aula e como os do parque.
            Como nossa turma é bem heterogênea, algumas crianças conseguem concentrar sua atenção por um período maior que as demais, ouvindo e participando ativamente do momento de roda de conversa. Neste momento de roda cantamos, começamos a organizar a rotina diária com cartazes (construção de um próprio com fotos da turma), trabalhamos com os crachás de nomes, cada um identifica o seu, do amigo presente e aqueles que faltaram, iniciamos também a contagem dos alunos presentes para informar as meninas da cozinha e cuidamos do mascote da turma, que é o peixe de nome Azul, atribuído pelos próprios alunos.
            O nome da turma surgiu depois de contarmos histórias e cantar músicas que falavam de peixes, como o interesse da turma foi grande, optamos por nesse ano desenvolver o tema de trabalho: "Com meus pés descalços e descubro o mundo das águas e como conservá-la para próximas gerações.", surgindo assim a ideia do mascote ser um peixe.
            Para realização desse processo de construção da rotina diária, contagem e cuidados com o mascote será escolhido um aluno seguindo a ordem alfabética, para melhor organização das educadoras para não deixar nenhuma criança sem participar, estimulando assim aqueles que apresentam um período mais curto de atenção e concentração.
            Teremos como objetivo um trabalho visando o desenvolvimento integral de nossas crianças, nos aspectos afetivo, social, percepetivo- motor, cognitivo e contribuindo na busca diária por novos conhecimentos, considerando as necessidades específicas da faixa etária, levando em conta a criança como o centro do processo de ensino-aprendizagem. Construiremos esse caminho com diferentes atividades, através de brincadeiras dirigidas e livres, músicas, histórias, construções e manuseio de diferentes materiais, pinturas, recorte, colagem, massinha, explorando o lúdico que é d fundamental importância nessa faixa etária.
            Levando em consideração a organização do tempo, do espaço e dos materiais em função das características da turma, propiciar atividades e situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens que promovam o desenvolvimento máximo de suas potencialidades, permitindo-os correr, pular, explorar diferentes objetos e materiais, criando seus próprios cantinhos e brincadeiras de faz-de-conta, iniciando-os na linguagem para que tomem gosto pela música, desenho, artes e literatura infantil. Dessa forma podemos trabalhar a questão do brincar, propondo ações físicas que possibilitem sensações e desafios motores, além de promover atividades que favoreçam as relações e interações entre as crianças e seus pares e entre as crianças e os adultos e que estas atividades sejam voltadas a experiências concretas.
            Oportunizar situações onde a criança possa, desde muito cedo, vivenciar um ambiente letrado, com cantinhos de leitura, momentos de contar/ouvir histórias, manipular livros, dramatizar situações do seu cotidiano. A criança entra em contato com o mundo da leitura e da escrita, tendo um comportamento leitor, mesmo sem saber ler convencionalmente.
            Podemos explorar o espaço físico de modo que a criança desenvolva todas as possibilidades de gestos, ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras das muitas situações de interação.
            Outro aspecto fundamental ao desenvolvimento da criança, objetiva o conhecimento e exploração não só de seu corpo como também dos gestos, ritmos, movimentos que possam ser com ele realizados, conhecendo assim suas potencialidades e limites, quer no que se refere a coordenação motora global (grandes músculos) ou a coordenação motora fina (pequenos músculos). Atividades como correr, pular, saltar, subir, descer, equilibrar-se, esticar-se, abaixar-se; traçar, desenhar livremente, riscar e rabiscar, pintar, manusear objetos de encaixe e outros com formatos e texturas variadas, picar/rasgar/amassar diferentes papéis, recortar (ainda que com auxílio), serão desenvolvidas nas diversas situações da rotina diária.
            No espaço da Educação Infantil também trabalharemos com as diferentes linguagens (musical, artes visuais, oral e escrita), considerando que é através delas que a criança torna-se capaz de expressar-se, além de perceber o que é comunicado pelo outro.
            Trabalhando com a linguagem musical poderemos despertar o desejo de ouvir, interagir, expressar-se globalmente pelo movimento; ouvir, perceber e discriminar diferentes eventos sonoros (ruídos e músicas); perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos relativos ao que a música comunica. As atividades serão desenvolvidas através da dança, do canto, dos diferentes ritmos e gêneros musicais, de jogos de imitação de sons, de produção de diferentes ruídos com o corpo e/ou objetos, da comparação entre diferentes volumes (som x silêncio).
            Quanto ao trabalho com a linguagem das artes visuais pretendemos despertar o interesse da criança por suas próprias produções, de seus pares e outras produções artísticas. Atividades envolvendo desenhos, modelagens, pinturas, colagens, com materiais diversos, serão realizadas a fim de desenvolver o gosto, cuidado e respeito pelo processo de criação e produção, de si mesma e de seus pares. Além disso, serão realizadas atividades de leitura de imagens, colagens e montagens com sucata, exposição das produções desenvolvidas, tanto em sala como no espaço externo da unidade.
            No que se refere a linguagem oral e escrita o trabalho visará ampliar as possibilidades de comunicação e expressão da criança em suas interações, estimular o interesse por histórias contadas, familiarizá-la com a escrita através de diferentes portadores de texto, bem como oportunizar que conheça sua função social. Serão oportunizadas ainda situações onde a criança utilize a escrita e leitura ainda que não convencionalmente. Nas atividades da rotina diária a criança participará de diálogos, manuseio e leitura de livros, escuta de histórias, produzir suas escritas e comentar sobre elas e/ou outras produções, manuseio e identificação do próprio nome com apoio de figura que o identifica.
Em diferentes momentos as crianças estarão interagindo com seus pares que são da mesma turma e também com as crianças dos demais agrupamentos, oportunizando com isso que vivenciem também as atividades que estão sendo desenvolvidas pelas outras turmas, além disso poderão estabelecer vínculos com as outras educadoras da creche. As interações com os demais agrupamentos serão propiciadas, sempre que possível, considerando o número de alunos por turma; oportunizaremos momentos em que estejam juntas em algumas atividades e/ou brincadeiras.
A interação com a comunidade se dará nos momentos de chegada e saída, bem como em eventos promovidos pela escola. Além disso solicitaremos, sempre que necessário, o envolvimento das famílias nas atividades que realizamos, como por exemplo relatos sobre a convivência da criança em seu ambiente familiar e informações sobre sua identidade.
            Todo o dia a dia será organizado objetivando que todos os adultos no agrupamento possam desenvolver ações de cuidar e educar, aproveitando cada momento com a criança para dialogar com ela, fazer brincadeiras, entoar canções e etc. As interações com os adultos dar-se-ão nestes momentos bem como em outras circunstancias em que as crianças estarão deslocando-se pelos espaços da unidade e serão estimuladas a dirigir-se aos demais adultos para cumprimentá-los, solicitar-lhes algo, agradecer por suas ações.
Os espaços da unidade são organizados considerando as diversas turmas que os utilizam. De modo geral buscamos disponibilizar materiais e brinquedos variados ao alcance da criança. No dia a dia utilizaremos parques, banheiros, refeitório e as diferentes salas dos demais agrupamentos de acordo com as atividades desenvolvidas.
As atividades desenvolvidas são documentadas com fotos e registros escritos, no blog da escola com a finalidade de apresentar à comunidade e equipe escolar. Em alguns momentos serão disponibilizadas para as crianças as imagens delas mesmas nas atividades e brincadeiras, aproveitando para retomar oralmente os temas, projetos e conteúdos trabalhados.
A questão da avaliação permeia todo o trabalho diariamente, através da observação das crianças, suas reações, suas falas, suas interações e participação nas atividades e momentos propostos, sempre considerando as colocações de toda a equipe os registros da rotina e aspectos particulares de cada criança serão feitos através de apontamentos escritos no caderno da turma. Trabalharemos também com registros fotográficos das diferentes situações e atividades vivenciadas pelas crianças.
Todas as informações coletadas serão revistas a fim de dar continuidade ao trabalho, considerando, por exemplo, quais atividades motivaram o maior envolvimento e interesse das crianças e quais não foram satisfatórias nesse sentido e que, portanto, devem ser revistas. Serão também esses apontamentos que servirão de base para o preenchimento da ficha descritiva individual de cada criança, ficha esta que será apresentada às famílias nas reuniões previstas em calendário.

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