AG1B

Carta de Intenções - AGRUPAMENTO 2 D

Com nossos pezinhos descalços descobrimos a natureza...
Equipe:
Profa. 
Roberta H. P. Guariglia

Monitoras: 
Bianca M. R. Lopes Santos
Vaniele Cristina Guidorrizz
Terezinha Daniele Ribeiro De Sousa
Graziele Esquivel Dos Santos
  

“Educação não transforma o mundo,
educação muda pessoas,
pessoas transformam o mundo”
Paulo Freire

Iniciamos o ano de 2015 na sala do agrupamento 2D com a professora Roberta Helena Piccolotto Guariglia e a monitora Bianca M. R. Lopes Santos. Até o momento a sala atende período parcial, devido à falta de profissionais que é um problema da rede municipal de ensino.
Assim, a turminha é formada por 14 crianças frequentes. Seis meninos e oito meninas, com idades variando de 2 anos e 6 meses a 3 anos e 2 meses. A maioria dos alunos vem do bairro Carlos Lourenço e adjacências.
De modo geral, a turma é muito comunicativa com interesses sobre o mundo que os cerca e estão começando a interagir socialmente. As crianças gostam de participar das atividades propostas e realizar atividades em grupo.
No período da adaptação/inserimento de uma forma geral choraram bastante, ocorreram algumas dificuldades na partilha . Algumas apresentaram dificuldade em dividir os brinquedos, outros mordem e fazem protestos para expressar desejos e insatisfações.
Inicialmente a linguagem oral é pouco desenvolvida demonstrando dificuldade para se expressar e para pronunciar algumas palavras o que é próprio da idade Aos poucos a assimilação de seus hábitos de partilha e de regras de convivência social está em processo de  fortalecimento.
Iniciamos o ano com 7 desfraldes. Contamos com o apoio da família para o sucesso desse trabalho, respeitando o momento de cada criança. Nos primeiros dias a maioria das crianças realizavam escolhas alimentares . Ao se estender o inserimento/adaptação alguns começaram a ser incentivados a se alimentar sem a assistência do adulto. Apenas duas crianças necessitam ainda desse auxílio em que pretendemos ampliar o trabalho com ajuda de um adulto/ colegas da turma para que a emancipação ocorra cada vez mais.
Notamos que as famílias demonstraram insegurança e ansiedade devido a hábitos que as crianças trazem de casa e à educação familiar que aos poucos vão sendo modificados pelas intervenções pedagógicas, assistência direta às famílias as suas necessidades de apoio educativasespecíficas no universo da  educação infantil.
Alguns alunos demonstram dificuldade para se expressar e para pronunciar algumas palavras, o que é próprio da idade .Inicialmente a linguagem, oral é pouco desenvolvida. São poucos os que respondem aos serem solicitados. Esta situação nos promove para planejarmos o diálogo no cotidiano, a valorização da palavra, do seu uso social no cotidiano, da autoria pela linguagem formal e cultural.Percebemos que os comportamentos desenvolvidos pelos pais muitas vezes não é adequado à fase de evolução a criança. Aos poucos os pais estão sendo orientados em atitudes propositivas ao deixarem seus filhos(a)na escola através do diálogo, e segurança positiva que deve ser transmitida .
Nos primeiros dias trabalhamos com fantoches, músicas, modelagem, giz de lousa, bolinha de sabão, motocas. As atividades foram distribuídas na forma do seguinte semanário:

Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
Acolhimento/ aconchegoAcolhimento/ aconchegoAcolhimento/ aconchegoAcolhimento/ aconchego e Roda da conversaAcolhimento/ aconchego e Roda da conversa e roda cantada
Brincadeiras livres com brinquedos variadosBrincadeiras livres com brinquedos variadosModelagem, fantoches.Atividades de pintura com guache, pintura com dedo, argila.Brincadeiras com fantoches, dia do brinquedo.
Pátio com motocas, bolinha de sabãoNa sala com músicas, roda de contação de histórias. Parque lateral.Tanque de areia e brinquedos diversos.Cultivo de feijão no pátio de motocas.Festa dos aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro e brincadeiras no bosque e pic nic no parque.

Neste início as crianças foram atendidas das 7:00h ás 9:00h e este período foi sendo aumentado gradualmente conforme o bem estar de cada criança.
Para diminuir a ansiedade dos pais em relação aos filhos fotografamos diversas atividades tanto em sala como atividades extra classe e postamos fotos no blog. Além disso, preparamos um painel com fotografias que foi colocado em frente à sala. No caderno de recados escrevemos um bilhete sobre a rotina da criança. Essas iniciativas promoveram um maior vínculo entre os profissionais da escola, as crianças e suas famílias.






Roteiro da adaptação AG2 D
Nome do aluno(a):

Comeu o lanchinho da manhã sem ajuda
Faz a higiene com auxilio dos educadores
Faz a higiene sem auxílio dos educadores
Necessita de apoio de colegas e adultos ao brincar no parque
Sentiu-se inseguro na entrada
Comeu na hora do almoço
Reconhece seus objetos pessoais
Interage com os coleguinhas


As primeiras atividades externas foram realizadas no pátio cimentado, com motocas. Depois passaram a explorar os gramados o que não pode ser feito antes devido à poda da grama. No tanque de areia exploram muito o ambiente e sempre estão socializando com outras turmas os objetos, as árvores,no tanque de areia ,nos brinquedos do parque.
Sabe-se que na educação infantil as crianças vivenciam experiências, interagem com o meio natural e social. Dessa maneira, aprendem sobre o mundo procurando respostas aos seus questionamentos, pois são naturalmente curiosas e investigativas.
Temos como eixo norteador “Com os meus pezinhos descalços eu descubro a natureza”. As brincadeiras e a exploração do entorno ,as pesquisas ajudam as crianças a compreender a vida, convivencia e hábitos em sociedade.
Propostas educativas a serem desenvolvidas com a turma:
  • Ampliar o vocabulário e linguagem das crianças com referência ao mundo que as cercam ,ou a realidade vivida. Para isso proporcionamos atividades de roda ,em que as crianças possam falar ,ouvir ,interpretar recontar histórias, dramatizar ,a importância do livro de empréstimo feito com as crianças etc;
  • Ampliar o conhecimento simbólico através de atividades da casinha/cabaninha da sala, cantinho das fantasias ,carrinhos ,bandinhas atividades modelagem e argila , técnicas de pinturas variadas etc:
  • Proporcionar ampliação do conhecimento do corpo através do movimento e da arte envolvendo atividades de dramatização ,dança ,atividades lúdicas com bolas, cordas ,colchões ,arcos etc: A maioria das crianças brinca em grupos sempre mudando a brincadeira e agregando novos participantes .Outros preferem brincar sozinhos sem socializar com os demais , mas também observam o que os demais colegas e profissionais estão fazendo.
  • Ampliar a degustação de alimentos com atividades culinárias de referência cultural das crianças, auto serviço, plantio de hortaliças ,chás etc: Convite as famílias a participarem das culinárias realizadas em sala pelas crianças ;Receitas enviadas pelas famílias ,etc:
  • Ampliar o conhecimento lógico temporal com situações problemas a serem resolvidas no cotidiano das crianças com objetos de montar ,nas brincadeiras nas experiências da corpo com os objetos externos(brinquedos ao ar livre),objetos de montar ,encaixar ,empilharas crianças demonstram interesse pelos jogos de montar ,encaixa re empilhar, gostam de cantar dançar e assistir projeção de fotos da turma. As famílias participam ativamente de todas as atividades propostas pela escola em reuniões, encontros ,nas reuniões especificas.
  • Promover as famílias cada vez mais em contato como universo escolar com reuniões especifica de acolhimento sobre o desenvolvimento das crianças .Os responsáveis pelas crianças são, em sua maioria, os próprios pais e estão abertos ao dialogo ,procuram os profissionais da escola para esclarecer dúvidas e buscar informações e orientações sobre seus filhos.
Neste contexto, a observação e exploração do meio constituem-se duas das principais possibilidades de aprendizagem das crianças, pois proporcionará experiências concretas indispensáveis, tanto ao desenvolvimento intelectual quanto ao afetivo.
Assim a natureza, deve ser analisada levando-se em conta o seu vinculo com a sociedade uma vez que estão interligadas. Como pode-se observar ao longo dos tempos surgiram as preocupações com o meio ambiente, com os recursos naturais renováveis e não-renovaveis e com a continuidade da vida no planeta.
Observar a infraestrutura dos bairros, promover palestras e convocar famílias, as associações de moradores para debater os problemas e possíveis soluções são formas eficientes de envolver as crianças em atividades que certamente ficarão marcadas na vida deles. Partindo do meio em que vivemos, que é rico em possibilidades de exploração, deve-se sempre apresentar a realidade concreta e no ponto de partida para a criança entender melhor o seu mundo, seu espaço, sua história, reconhecendo a natureza como provedora de bens para sua sobrevivência na Terra.
Pretendemos explorar o entorno da escola e para além dela, explorando a natureza,os espaços urbanizados através de  passeios de trenzinho pelo bairro, passeio no Bosque dos Jequitibás,passeio ao sítio, parque das águas,  piqueniques com as famílias e crianças na praça ao lado da escola, exploração no parque das motocas , no tanque de areia, com atividades de plantio e cuidados na horta e  jardinagem.
Ampliar o vocabulário e linguagem das crianças com referência ao mundo que as cercam ou a realidade vivida. Para isso proporcionamos e peoporcionaremos  atividades de roda,em que as crianças possam falar ,ouvir ,interpretar ,recontar histórias, dramatizar entre outras .
O Registro
Acreditamos que o registro revela autoria, de todos os envolvidos no processo pedagógico com voz e vez aos sujeitos. Para isso propomos :Registro escrito, filmado e fotografado das situações observadas durante as atividades dirigidas, pedagogicamente planejadas para a intervenção exploratória da criança e ocorridas espontaneamente no quotidiano escolar,de pesquisas enviadas às famílias e o retorno das mesmas. Também estabelecemos o livro de registro da sala( ocorrências), o livro de planejamento e registro em que monitoras e professora apontam o cotidiano vivido. O caderno de recados das crianças que estreitam as relações familiares.O sujeito , as pessoas , as crianças com voz e vez escrevendo sua história. 
Blog com fotos recentes da turma
Registro em sala no livro de ocorrências,
Registro quotidiano sobre o dia a dia das crianças
Livro da vida (sendo iniciado)
Referências
CAMPINAS, SP, 2013. Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil. Prefeitura Municipal de Campinas.
OLIVEIRA, Zilma. et al. Creches, crianças, faz-de-conta & cia. Petrópolis: Vozes, 1992. In: OSTETTO, L. E.: Educação Infantil: Saberes e fazeres na formação de professores. (org.) Campinas, SP: Papirus, 2008 
          BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Ensino Fundamental. – Brasília: MEC/SEF: 1998. 3v.: il.
            REVISTA NOVA ESCOLA. Edição Especial: Grandes pensadores. A historia do pensamento pedagógico no Ocidente pela obra de seus maiores expoentes. São Paulo, Editora Abril. Fundação Vitor Civita. Dezembro 2004.


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