AG2A

CARTA  DE INTENÇÕES - Agrupamento 2A.

Com nossos pezinhos descalços descobrimos os animais...

Professora:Cristiane Maria Rossim,
Agenttes de educação infantil/ Monitores :
Cristina  De Angelo Ferreira Florencio,  
Marisa Marques Melo, 
Gabriella Helena Collo , 
Renata de Paula da Silva .

            Iniciamos o ano com o agrupamento composto de 27 criancas  matriculadas mas, apenas 23 frequentando. Nosso primeiro contato com nossa turma foi no dia 04/02 com uma reunião de acolhimento as famílias em que estiveram presentes a maioria das crianças. Neste momento fizemos com os pais a anamnese e falamos sobre nosso trabalho no período de adaptação/acolhimento e combinamos os horários diferenciados dos nossos primeiros dias.
            No dia 05/02 recebemos as crianças na sala e como ainda tinham muita dificuldade para entregar todos os pais acompanharam as crianças um pouco a mais nesse horário de chegada.
            Oferecemos as crianças e aos seus pais todos os brinquedos disponíveis na sala, elas assim escolheram com o que gostariam de brincar sem regras.
            Observamos que esta forma de acolhimento com as famílias proporcionou mais segurança, abriu espaço para o diálogo com as famílias e pudemos mostrar pouco de nosso trabalho.
            Tivemos bastante choro e recusas neste dia. Ate mesmo crianças que já freqüentavam o CEI e a nossa turma no ano anterior choraram bastante.
            Após a saída dos pais/ familiares, percorremos outros espaços fora da sala e oferecemos a eles a exploração livre dos espaços do parque o que melhorou muito o choro e a insegurança da maioria.
            Durante todas as primeiras semanas de inserimento/adaptação/acolhimento oferecemos logo no horário de entrada opções variadas como: jogos de montar, fantoches, livros, carrinhos, vídeos, etc.
            Também neste tempo de convivencia exploramos diariamente nossos espaços externos: no parque dos macaquinhos, estimulamos o uso independente dos brinquedos de parque, construções com areia,exploramos o uso de panelinhas e baldes de areia variados ,observação e exploração  das arvores, animais( micos ) e pássaros.
            No parque das motocas estimulamos o uso das mesmas, dos cavalinhos e dos escorregadores. Usamos também neste espaço o giz de lousa para desenhar nas paredes e  chão.
            Estimulamos a observação do entorno do CEI e das pessoas da comunidade que caminham na praça.
            No espaço do bosque brincamos com bolas, bambolês e bolinhas de sabão e cavalinhos e aviõezinhos .
            Após realizarmos todo o processo de inserimento/adaptação/acolhimento e  as crianças já estarem na sua maioria mais tranqüilas e seguras verificamos que a linguagem oral e corporal da maioria delas já esta bastante desenvolvida ou  em processo de aquisição tanto no que diz respeito a fala como o domínio de suas funções corporais.Estimulamos todas as crainaçs a ampliar o  dialogo assim como romper obstáculos do cotidiano com autonomia.
            Algumas crianças no que diz respeito a sua autonomia individual ainda demonstram bastante insegurança e dependência do adulto para executar algumas funções de domínio do espaço e corpo. As mesmas também apresentam dificuldades coletivas como por exemplo, acompanhar o ritmo da maioria, guardar brinquedos, diferenciar os objetos ao guarda-los de uso pessoal e coletivo.
            Na higiene e controle de esfíncteres algumas crianças ainda não estão em processo de desfralde por não terem idade e maturidade para isso e outras porque a família ainda não os estimula.faz-se necessário ampliarmos a observação e vínculos com as famílias para traçarmos um plano de trabalho ao longo das necessidades das crianaças.
            Durantes as brincadeiras dirigidas a turma tem se mostrado muito participativa. A maioria das crianças se mostra interessada e atenta para o que e proposto e busca participar de alguma forma. Nas brincadeiras livres poucas crianças  não criam seus próprios brinquedos imaginários e formas de usar objetos e ambientes na função social específica . Estas crianças precisam de estímulos dos adultos , o tempo, para a  interação das mesmas com o ambiente.
            Nossa turma explora e circula livremente pelos espaços da escola. Apenas algumas crianças ainda se separam da turma e se juntam a outras turmas  sem perceber que esta no lugar errado.
            Diante do breve levantamento destes saberes trazidos pelas crianças iremos planejar ações para ampliar esses conhecimentos e para fazer isso, refletindo sobre nossos fazeres pedagógicos temos como suporte: o caderno de registro diário onde os monitores/professora registram o que ocorre de relevante a cada dia; o plano semanal/quinzenal elaborado em equipe nas reuniões de setor; as reflexões dos cadernos de recados das crianças que é para nos mais um meio de comunicação entre família/escola; o livro de ocorrências e a analise das fotos do cotidiano.
            Acreditamos que estes registros representam a materialidade visual, escrita e revelará a autoria do desenvolvimento da criança e do nosso trabalho.
            A partir do respeito a individualidade e cultura da criança iremos desenvolver nosso projeto de trabalho para este ano que será COM MEUS PÉS DESCALCOS EU DESCOBRO OS ANIMAIS!
            No  período de inserimento/adaptação/acolhimento trouxemos  para a sala um cachorro marionete chamado Frederico. A partir desse personagem iniciou-se um interesse muito grande de toda turma pelos animais. A proposta foi trazer um mascote para dialogar e  participar de todos os momentos do cotidiano.
            Nos momentos de roda serão contadas diversas historias sobre cachorros em que identificaremos o  tipo, raça, cor, pelos, alimentação, entre outras caracteríticas e relacionaremos tais características com outros animais e com o humano .
            Usaremos vídeos e musicas como tema dos animais como por exemplo a Cão Amigo da Galinha Pintadinha como a musica do Frederico.
Iremos pesquisar e vivenciar as diferenças entre eles, sua alimentação diferente da nossa, suas linguagens diferente da nossa.
            Para interagir com as turmas levaremos o Frederico para conhecer outras crianças do CEI. No trabalho com artes iremos trabalhar a dramatização, a construções de painéis, com diferentes materiais e as fantasias que irá trazer a persona de cada um do grupo com direito a  voz e vida ao marionete e a todos .
            Com o objetivo de tornar nosso trabalho mais concreto e ampliar o repertorio cultural de nossas crianças  iremos fazer aulas passeio: ao bosque, zoológico, lagoa do taquaral, sítio e outros lugares.
            Nas aulas passeios iremos fotografar e montar painéis com os animais amigos do Frederico. As famílias se envolverão com o trabalho trazendo para a turma a foto do animal de estimação de cada criança.
            O projeto Medicão está colaborando com as nossas vivencias com os animais e principalmente nos ajudando a lidar com o medo que algumas crianças demonstram de cachorros. A partir disso estaremos trabalhando a ampliação da teia de segurança emocional de cada um.
Iremos trabalhar e estimular outro eixo educativo que é a alimentação, será estimulada  não so no refeitório mas em sala com momentos de culinária e com a cesta de alimentos in natura, que será apresentada na roda todos os dias.
            Já iniciamos um trabalho com letramento e identidade individual de cada criança atribuindo a cada uma figura vinculada ao seu nome fixada na mochila, nos cabides, no lençol, na pasta de empréstimo da biblioteca e no caderno de recados, nas contações de histórias e causos, nos diálogos com a turma, na vivência da palavra como instrumento do humano, escrita em painéis pela escola, em sala sob forma de listas e na necessidade de falarmos e nos instituirmos como sujeitos.
   
PLANEJAMENTO

         A partir do respeito a individualidade e cultura da criança iremos desenvolver nosso projeto de trabalho para este ano que será COM MEUS PÉS DESCALÇOS EU DESCOBRO OS ANIMAIS!
         No período de adaptação/acolhimento eu trouxe para a sala um cachorro marionete chamado Frederico. A partir desse personagem iniciou-se um interesse muito grande de toda turma pelos animais. O Frederico ira participar a partir de agora de todos os momentos do cotidiano.
         Nos momentos de roda serão contadas diversas historias sobre cachorros onde vamos identificar seu tipo, raça, cor, pelos, alimentação, etc.
         Será estimulada a participação das crianças oferecendo a elas a oportunidade de se colocarem individualmente, trabalhando assim o protagonismo e dando atenção a individualidade e subjetividade de cada uma.
         Com a intenção de ampliar o repertorio verbal das criança  usaremos vídeos e musicas como tema dos animais como por exemplo a Cão Amigo da Galinha Pintadinha como a musica do Frederico.
         Também iremos realizar aulas passeios com a participação das famílias para que essas também ampliem suas vivencias e consequentemente seu repertorio podendo assim estimular melhor a linguagem de seus filhos.
Iremos pesquisar e vivenciar as diferenças entre eles os animais, sua alimentação diferente da nossa, suas linguagens diferente da nossa.ntação será trabalhada também com a cesta de alimentos in natura que será socializada com as crianças em sala diariamente.
         Os alimentos serão apresentados e faremos a degustação diária de um dos componentes da cesta, estimulando assim a ingestão de todos os alimentos que irão compor o prato do almoço.
         Iremos também realizar culinárias de receitas variadas para que as crianças participem diretamente do preparo de alguns alimentos estimulando o paladar.Para além deste estímulo realizaremos um trabalho de apoio á criança no refeitório estimulando as crianças a comerem , sentando próxima aquelas que apresentam dificuldade de manuseio e aceitação .
         Para interagir com as turmas levaremos o Frederico para conhecer outras crianças do CEI. No trabalho com artes realizaremos  a dramatização e a fantasia que dará voz e vida ao marionete.O Frederico passará a ser referencia para introduzir conceitos, ações e  desafios para a turma.
         A autonomia será trabalhada desde a identificação e manuseio da mochila, dos pertences pessoais e do auto cuidado de si do outro e das coisas contidas nos espaços.
Com o objetivo de tornar nosso trabalho mais concreto e ampliar o repertorio cultural de nossas crianças  iremos fazer aula passeio ao bosque, zoológico, lagoa do taquaral,  locais aonde podemos interagir com animais e conhece-los.Os passeios pela escola e fora dela, dão possibilidade de ampliar o mundo da criança em novas fronteiras de sensações serão também possibilitados afim de trazermos novos saberes e conhecimentos a serem construídos por todos em sala.    
Nas aulas passeios iremos fotografar e montar painéis com os animais amigos do Frederico. As famílias serão chamadas neste envolvimento  com o trabalho trazendo para a turma a foto do animal de estimação de cada criança.
Realizaremos trabalhos com arte utilizando diferentes materiais, como por exemplo : papelão, caixas, sucatas, entre outros estimulando a produção com autoria da criança em que  faremos inatalações/exposição dos trabalhos nos espaços da escola possibilitando acesso de todos neste conhecimento adquirido.
O medicão já colaborou e continuara colaborando com as nossas vivencias com os animais e principalmente nos ajudando a lidar com o medo que algumas crianças demonstram de cachorros. A partir disso estaremos trabalhando a teia de segurança emocional de cada um.
Já iniciamos um trabalho com letramento e identidade individual de cada criança atribuindo a cada um, a figura vinculada ao seu nome fixada na mochila, nos cabides, no lençol, na pasta de empréstimo da biblioteca e no caderno de recados.Estas atividades permeiam o trabalho de contação de hitórias e habitos de leitura que se desenvolve ao longo da rotina do dia . Ao tratarmos da rotina do dia temos a intenção no cotidiano explorar os momentos de circulação nos espaços com muito diálogo com as crianças, mostrando a elas os diferentes momentos de vivência na creche , a função social dos espaços,brinquedos e objetos afins.Assim a sequencia dos fatos da natureza e do corpo com intencionalidade passa a ser incorporada dentro da proposta de educação matemática.
O trabalho com a linguagem oral, em que a criança é levada a desenvolver a oportunidade da fala, a interlocução com os colegas , com o reconto de histórias e acontecimentos do cotidiano será uma máxima a ser trabalhado . Temos também intençaõ em  desenvolver um musical com referencias ao projeto de sala e vivencias das crianças. Paralelamente o teatro de varas, teatro com a expressão coporal comporão a ampliação da proposta de expressão do corpo no espaço e tempo.Os espaços externos como parques que compõe a escola são muito enriquecedores para a aquisição do contato com a natureza, brinquedos de parque e pequenos animais como micos e passáros que circulam no ambiente, todos estes elementos fazem parte do cotidiano a ser explorado e tratado como referencias potenciais para as crianças.
A autoria de todos está presente nos fazeres do dia a dia, portanto o registro faz-se necessário para que possamos deixar nossas marcas e contar nossa história. O registro de sala em livro próprio, o livro da vida com registros significativos da turma, registro com fotos, painéis, os trabalhos de instalações, as atividades fixadas nos murais fazem parate deste registro. Não nos esquecemos do registro individual de cada criança respeitando o levantamento de saberes realizado para que possamos desenvolver um trabalho pedagógico de acordo com a necessidade das crianças.Como consequencia a avaliação diária, trimestral transparece como um processo natural , como dialógo do cotidiano para que possamos sempre retomar nosso trabalho dentro das necessidades das crianças.

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